segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Semana das Mulheres no Poder

Semana das Mulheres no Poder

Sexta 25 de Setembro de 2009

Unesco sob responsabilidade feminina

A embaixadora da Bulgária na França, Irina Bokova, foi eleita para a direção-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Bokoya nasceu em 1952, em Sofia, tem 57 anos, estudou em Moscou e fez especialização na Universidade de Harvard. É uma das personalidades mais populares do Partido Socialista da Bulgária, foi candidata à vice-presidência de seu país em 1996 e ministra das Relações Exteriores. Ela obteve 31 votos contra 27 do comitê executivo da Unesco, formado por 58 países. Irina Bokova pode ser a primeira mulher a assumir o cargo máximo da Unesco, substituindo o japonês Koichiro Matsuura a partir de dezembro. Também é a primeira representante de um país do ex-bloco soviético a chegar à direção da Unesco. Seu nome será confirmado no cargo se a escolha for aprovada na Conferência Geral da Unesco, que ocorre de 6 a 23 de outubro.

Candidatas se destacam nas eleições europeias

No próximo domingo, dia 27/09, Alemanha e Portugal vão às urnas para a escolha de novos representantes. Angela Merkel, atual primeira-ministra alemã, é favorita e deve ser reeleita. O principal desafio da chanceler será retomar o equilíbrio orçamentário sem afetar a recuperação econômica do país. A Alemanha tem um índice de desemprego de 8% , resultado da crise econômica mundial que mergulhou o país na pior recessão deste a Segunda Guerra Mundial. Em Portugal, uma mulher também é destaque na campanha que vai eleger o próximo primeiro-ministro, ou primeira-ministra. Manuela Ferreira Leite, do conservador Partido Social Democrata, de 69 anos, é a primeira mulher a dirigir um partido em Portugal e a aspirar ser chefe de governo. Foi deputada por mais de uma vez e ocupou importantes cargos em ministérios, sendo a primeira mulher a assumir o Ministério de Estado e das Finanças, entre 2002 e 2004. As pesquisas eleitorais mostram que há um empate técnico entre a candidata e o atual primeiro-ministro, o socialista José Sócrates.

Agência de Gênero

A ONU aprovou a criação de uma entidade que concentre todas as atividades e programas em favor da igualdade de gênero. Prevista para começar os trabalhos em meados de 2010, a nova agência irá ter poder político e orçamento próprio, ao contrário do que acontece com os quatro organismos já existentes dedicados às mulheres: Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), Escritório do Assessor Especial sobre Questões de Gênero, Divisão para o Progresso das Mulheres e Instituto Internacional de Pesquisa e Capacitação para o Progresso das Mulheres (Instraw). Estará sob responsabilidade de uma subsecretária-geral, o terceiro cargo em importância dentro da ONU, depois do secretário-geral e do secretário-geral-adjunto. O fato representa uma vitória para os direitos das mulheres em todo o mundo às vésperas do 15º aniversário da Conferência de Mulheres de Pequim, realizada em 1995.

Mulher preside a Comissão de Segurança Pública

Pela primeira vez uma mulher assume a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. Trata-se da deputada federal Marina Maggessi (PPS-RJ), que tem no currículo reconhecido trabalho de mais de 20 anos na Polícia Civil do Rio de Janeiro, onde atuou como inspetora e chefe da Coordenadoria de Inteligência. A equipe dirigida por ela foi responsável por prisões importantes, como a dos traficantes Elias Maluco, Marcinho VP e Uê. A deputada afirma que irá continuar o trabalho que vem fazendo como integrante da comissão, mostrando o que acontece no dia-a-dia da polícia e como se estrutura o crime organizado no país. Também diz pretender priorizar a apreciação de matérias que envolvam mulheres e crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário